Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Playstation 3 será lançado no Brasil em julho

Acho que eu deveria perder alguns minutos pra escrever uma folha de um documento de design do jogo “PS3 no Brasil”, já que teremos algumas fases já planejadas. A primeira foi o início da operação de vendas de jogos por aqui e a prensagem de alguns Blu-Rays. Segunda fase: pretensões dela lançar, enfim, o PS3 no Brasil, mas não anunciaram datas. Terceira fase: E3 e as declarações de homologação da Anatel, o fator de atraso do lançamento. Quarta fase: fazer um quarto com armários e esconder por lá os documentos de homologação da Anatel, pro jogador achar no melhor estilo Heavy Rain (com o seu ARI).
Sim, é isso mesmo que você está pensando. Segundo o Canal dos Games, o “gerente geral comercial da empresa Paulo Jaen revelou que a empresa tem pretensões de lançar o PlayStation 3 oficialmente no Brasil já em julho, embora não se tenha um valor definido.” Até que enfim Sony!. E com o lançamento pra este mês mostra que eles estão trabalhando intensamente.

Mas eu me pergunto: porquê não anunciar isso durante a E3? É claro que seria um pouco difícil termos uma declaração com previsão de datas na conferência deles, mas teria causado mais impacto do que ter anunciado hoje. E teria evitado toda a ladainha da página da Anatel. Convenhamos: se eles tivessem dado alguma declaração melhor, os leitores não sairiam por aí caçando arquivos públicos pra desmentir a empresa em rede nacional de televisão na internet. Só saber como falar (ou não falar, já que na maior parte do tempo eles ficaram em silêncio. Ainda ficam).

Com o lançamento bem próximo (esperemos que eles não adiem) aí sim as coisas podem acelerar, como a PSN Store por aqui e termos uma assistência técnica oficial, pra cuidar dos problemas recorrentes como o YLOD e problemas com o leitor de Blu-Ray. O problema maior do lançamento é o preço, já que os impostos irão encarecer ainda mais o preço que as lojas cobram, e tal como acontece hoje com a Microsoft, a Sony terá o direito de tabelar o preço dos consoles em muitas lojas e sites grandes (e preços menores ficam com as lojas pequenas que arrumam o console de trocentas maneiras possíveis, nem todas de maneira legal). Pelo menos os arquivos de homologação indicam que os modelos comercializados serão os Slim, que gastam menos energia e tem HD maior. Como o espaço exigido tende a aumentar ainda mais conforme o tempo (inFAMOUS e Record of Agarest War mostram isso, onde eles tem 6.88 e 18 GB de tamanho, respectivamente), um HD com alta capacidade de armazenamento será essencial para o PS3 Gamer.

Agora é esperar termos uma data e os preços. Assim a nossa cobrança muda de “PS3 por aqui” pra “PSN Store por aqui”. Não nos leve a mal Sony, mas muita gente já tem o PS3 e termos um modo mais fácil de comprar os jogos beneficia ambas as partes. Vocês, por terem mais dinheiro dos games digitais, e nós, por termos todas as facilidades de compras que os estrangeiros tem. É claro que você sabe disso, mas não custa nada relembrar. Vou continuar de olho nesta “novela” e mais informações serão publicadas com o passar dos dias por aqui. Obviamente com um pouco de opinião, claro!

[Imagem via Colorware e Jogorama]

Nenhum comentário:

Postar um comentário